11/08/2017

Ferramenta apoia gestores na promoção da saúde

Desenvolvido pelo SESI/SC, o Benchmarking Empresarial em Saúde e Segurança possibilita a identificação e avaliação das iniciativas realizadas.

É sabido que boa parte das empresas realiza ações voltadas à promoção da saúde e segurança de seus colaboradores. Mas a maioria delas enfrenta dificuldades para mensurar os resultados e a efetividade destas iniciativas. Foi pensando nisso que o SESI, com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), está desenvolvendo o Benchmarking Empresarial em Saúde e Segurança, ferramenta que apoiará gestores a identificar e avaliar as iniciativas voltadas à promoção da saúde e segurança do trabalhador implementadas nas empresas. Esta análise possibilita tornar as práticas mais eficazes, alcançando melhores resultados.

A ferramenta é totalmente gratuita e poderá ser utilizada por todas as empresas em um ambiente automatizado e intuitivo. Numa primeira fase, a base do Benchmarking é uma pesquisa composta por 14 módulos que abrangem temas como: suporte organizacional, controle do tabagismo, nutrição, pressão alta, atividade física, controle de peso, gerenciamento de estresse, depressão, colesterol alto, diabetes, apoio à amamentação, saúde e segurança do trabalho, doenças preveníveis por vacinação e recursos comunitários. A segunda fase, entre outras ações, contempla a definição de indicadores de resultados e a identificação de correlações, objetivando a construção do eixo de performance do Benchmarking empresarial, que deverá ser integrado ao software que se encontra em desenvolvimento.

Logo após o preenchimento da pesquisa, são gerados, instantaneamente, painéis ilustrativos com os resultados (dashboard), que permitem uma análise aprofundada e comparativa dos resultados da empresa em diversos contextos (estadual, regional, nacional, por setor ou porte). O sistema de pontuação da ferramenta reflete o impacto relativo das estratégias de promoção da saúde e segurança, e mostra a influência que a gestão em saúde tem sobre o comportamento dos trabalhadores.

O questionário foi criado com base na metodologia Worksite Health Scorecard (HSC), desenvolvida e aplicada pelo Centers of Disease Control (CDC), do governo norte-americano. Doze domínios foram traduzidos em 2012, e outros quatro em 2017, pelo SESI/SC e adaptados por pesquisadores brasileiros para o contexto do País, com o apoio da Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS).

O projeto do Benchmarking Empresarial em Saúde e Segurança é composto por uma série de ações e etapas que estão sendo desenvolvidas pelo parceiro técnico do projeto, o SESI/SC. “A ferramenta, por exemplo, está fazendo parte do Programa de Aperfeiçoamento Consultor SESI em Soluções de Saúde Corporativa, da Unindústria Universidade Corporativa, e apoiará a abordagem consultiva desses profissionais. Cada aluno aplicará o instrumento em empresas industriais de suas regiões, com um potencial de mais de 1.000 empresas respondentes nesta primeira fase”, explica a Assessora da Superintendência do SESI/SC, Izaltina Adão, que recentemente esteve apresentando o projeto aos alunos do curso de consulto (foto).

Iniciativas Relacionadas