15/09/2016

Rede avalia iniciativas em saúde no ambiente de trabalho

Aliança Saúde Competitividade realiza pesquisa com objetivo auxiliar no aperfeiçoamento das ações de saúde nas indústrias.

 A rede Aliança Saúde Competitividade, iniciativa do SESI/SC, realizou, em 2016, a pesquisa CDC Worksite Health Scorecard (HSC), que objetiva analisar e acompanhar as iniciativas que promovem ações de saúde nos ambientes de trabalho. Em Santa Catarina, 113 empresas responderam à pesquisa e receberam um relatório personalizado com seus resultados individuais e um comparativo com organizações do mesmo porte.
 
A pesquisa, desenvolvida pelo Centers of Disease Control and Prevention (CDC), do governo dos Estados Unidos, foi traduzida e adaptada por pesquisadores brasileiros. Trata-se de uma ferramenta criada para ajudar os empregadores a avaliarem se possuem iniciativas de promoção da saúde com efetividade comprovada implementadas em seu ambiente de trabalho. Além disso, o empregador pode utilizar o instrumento para avaliar como um programa completo de promoção de saúde e prevenção de doenças no ambiente de trabalho pode ser oferecido, auxiliando na identificação de lacunas e priorização de suas ações, incentivando a adoção de boas práticas.
 
A Aliança Saúde Competitividade fará uma compilação de todas as respostas das empresas participantes, tratadas de maneira anônima, para formar um diagnóstico do cenário estadual dos programas de saúde.
 
Clique aqui para conhecer mais sobre o HSC assistindo à palestra proferida pelo representante do CDC, Jason Lang, durante o Fórum Internacional Saúde e Competitividade, evento realizado pelo SESI/SC e Instituto Coalizão Saúde, em SP, em outubro.
  

Iniciativas Relacionadas