15/09/2016

Seminário discute segurança e saúde do trabalhador

Evento marca o início de uma série de encontros da Aliança Saúde Competitividade e abordará os desafios e perspectivas relacionados ao tema.

Na próxima segunda-feira, dia 19 de setembro, será realizada, na sede da FIESC, o 1º Seminário Aliança Saúde Competitividade, que discutirá os desafios e perspectivas para a saúde e segurança do trabalhador, além de ressaltar a importância de se discutir o tema junto à sociedade.
 
O evento vai contar com palestra do especialista no assunto, Thomas Ulbrich, diretor executivo da VDMA Brasil Liaison Office. O alemão apresentará as regras dos modelos de saúde e segurança adotados na Alemanha, além de fazer um comparativo com os padrões seguidos no Brasil, como é o caso da ISO e IEC com a NR 12 e suas exigências.
Na sequência, o médico e diretor do Instituto SESI de Inovação, Marcelo Tournier, falará sobre experiências nacionais e internacionais da reabilitação do trabalhador e mostrará como ações de tratamento precoce conseguem promover a saúde dos trabalhadores, a produtividade nas empresas e a economia nos cofres públicos. 

O encontro, que terá representantes da Federação dos Trabalhadores, do Ministério Público do Trabalho de SC, do Tribunal Regional do Trabalho de SC e do Ministério do Trabalho e Emprego, contará também com um talk show, que discutirá os desafios e perspectivas para a segurança e saúde do trabalhador.

No Brasil, os custos com planos de saúde correspondem a 11% das folhas de pagamentos, sendo o segundo maior custo da área social das empresas, de acordo com o SESI Nacional. O País tem um fluxo crescente de afastamentos e estima-se um gasto de 10% de seu PIB com saúde.

O seminário marca o início de uma série de eventos que a Aliança Saúde Competitividade realizará por Santa Catarina visando sensibilizar os líderes empresariais para o reposicionamento do tema segurança e saúde como um dos fatores estratégicos para a competitividade. Até o final do próximo mês, serão feitos oito workshops regionais que objetivam levantar, consolidar e priorizar as necessidades das indústrias relacionadas à segurança e saúde no trabalho.

Iniciativas Relacionadas