28/08/2017

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ADEQUADA SÃO BASE DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

No dia 31 de agosto é comemorado o Dia do Nutricionista. Entenda o importante papel que este profissional desempenha na promoção da saúde de toda população.

No próximo dia 31 e agosto é comemorado, no Brasil, o Dia do Nutricionista. Normalmente lembrado pelas pessoas que estão querendo emagrecer, este profissional tem como missão melhorar a qualidade de vida e a saúde da população através de uma alimentação saudável e adequada. Ou seja, o nutricionista pode fazer a diferença na vida de todas as pessoas, e não somente das que precisam perder peso.
 
O nutricionista contribui para a promoção da saúde em diversos ambientes, como nas escolas, hospitais, academias, restaurantes e nas políticas públicas. Esse profissional atua na preparação de cardápios balanceados e dietas, fiscaliza a produção de alimentos em indústrias e restaurantes, verifica o preparo de programas alimentares públicos, prescreve e acompanha dietas para atletas, entre outras atividades.
 
Os nutricionistas garantem que pequenas mudanças na alimentação podem gerar grandes resultados. Entre as principais orientações, a fim de manter o equilíbrio e o perfeito funcionamento do corpo, está a de seguir uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, fibras, cereais e carnes magras. Os pratos devem ser coloridos e nutritivos.
 
Além disso, o nutricionista destaca a importância de ingerirmos os alimentos em pequenas quantidades, de forma fracionada ao longo do dia, para aumentar o metabolismo e facilitar a digestão. E para eliminar as impurezas do organismo e suprir as necessidades de hidratação, é importante a ingestão de muito líquido.
 
História
O Dia do Nutricionista é comemorado em 31 de agosto, pois nesta data foi fundada a Associação Brasileira de Nutricionistas, no Rio de Janeiro, no ano de 1949. A intenção da criação dessa associação era a de melhorar e desenvolver estudos acerca da qualidade da alimentação e de todo o campo da nutrição. Mais tarde, a ABN passou a se chamar Federação das Associações de Nutricionistas (FEBRAN), sendo hoje a ASBRAN – Associação Brasileira de Nutrição. Sua base de atuação envolve nutricionistas, técnicos e estudantes de nutrição, contando atualmente com uma rede de 9 entidades estaduais filiadas.
 
Mesmo tendo a ASBRAN iniciado a luta pelo reconhecimento da categoria em meados dos anos 1950, a Lei 5.276, que regulamenta a profissão, só foi sancionada somente no dia 24 de abril de 1967. A partir da mobilização da ASBRAN, também nasceram os Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas, em 1976 e, em 1980, o diploma de nutricionista foi regulamentado.
 
Atualmente, o nutricionista tem conhecimento para atuar em todas as etapas da compra, armazenamento, preparo e distribuição dos alimentos. Por isso é importante a presença dele onde as refeições são preparadas e servidas.

Notícias Relacionadas