13/09/2017

NOS EUA, SESI APRESENTA PESQUISA QUE MOSTRA AÇÕES DA INDÚSTRIA PELA SAÚDE DOS TRABALHADORES

Hero Forum 2017 discutiu saúde, qualidade de vida e bem-estar no local de trabalho

O SESI, entidade da FIESC, apresentou nos Estados Unidos, nesta terça-feira (12), a pesquisa CDC Healthy Scorecard (HSC) no Hero Forum, em Phoenix, no Arizona. O estudo, realizado por meio da Aliança Saúde Competitividade, levantou em Santa Catarina as práticas de promoção da saúde mais desenvolvidas nos ambientes de trabalho. O encontro reuniu representantes de diversos países para discutir saúde, qualidade de vida e bem-estar, além de líderes de empresas como Johnson & Johnson, Kaiser Permanente, American Express e HealthyNext.

O diretor técnico do SESI, Marco Goetten, fez relato sobre o levantamento que permitiu a criação de uma série de painéis de dados, tanto coletivos quanto por empresa respondente, que permitiu às organizações se comparar com outras empresas do mesmo porte no Estado. O estudo, aplicado pelo SESI, mostrou que ações organizacionais e contra o tabagismo são as práticas de saúde mais desenvolvidas em ambientes de trabalho.

A pesquisa, feita com 113 empresas de todos os portes e setores e desenvolvida pelo Centers of Disease Control (CDC), do governo dos Estados Unidos, foi traduzida e adaptada por pesquisadores brasileiros. Além de aperfeiçoar as práticas em ações de saúde, o levantamento permitiu a troca de experiências entre líderes empresariais, a tomada de decisão baseada em evidências e a criação de novas soluções para gestão em saúde das organizações.

A Aliança Saúde Competitividade dissemina conhecimento sobre cenários e tendências de saúde e segurança, e seus impactos para a competitividade das organizações. Oferece ainda, por meio dos serviços das entidades da FIESC, o desenvolvimento e gestão de ambientes e comportamentos seguros e saudáveis na promoção da saúde integral. Para mais informações acesse o site www.aliancasc.org.br.

Instituições públicas como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Ministério Público do Trabalho em SC, Superintendência do Trabalho e Emprego em SC e Tribunal Regional do Trabalho, e federações de trabalhadores (FETIAESC, FETICOM, FETIMMMESC, FITIEC e FETIGESC) apoiam a Aliança.

Hero
O Hero é uma organização sem fins lucrativos que identifica e compartilha boas práticas em saúde e bem-estar no local de trabalho para melhorar a vida dos trabalhadores, seus cônjuges, dependentes e aposentados. Atuante há mais de 20 anos, o Hero cria e dissemina pesquisas, políticas e estratégias que promovem o tema.

Assessoria de Imprensa
​Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Notícias Relacionadas