23/01/2018

4 DE FEVEREIRO: DIA MUNDIAL DO CÂNCER

Instituída em 2000 durante a Cúpula Mundial contra o Câncer para o Novo Milênio, o objetivo da data é debater a prevenção e o controle da doença em todo o mundo.

Anualmente, no dia 4 de fevereiro, organizações de todo o mundo celebram o Dia Mundial do Câncer disseminando informações e promovendo discussões sobre a doença. O objetivo principal é ajudar a controlar esta doença que mata milhões de pessoas ao redor do mundo. Uma campanha mundial, promovida pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), e que conta com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), fortalece esta mobilização.
 
A iniciativa difunde informações e incentiva a comunidade global a se unir em prol do combate ao câncer. O principal objetivo da campanha é ajudar a reduzir o número de mortes prematuras pelo câncer e outras doenças crônicas não transmissíveis em 25% até 2025 por meio do aumento da consciência e educação sobre doença, além da pressão sobre governos e indivíduos em todo o mundo para que se mobilizem pelo controle do câncer.
 
O tema da campanha 2016–2018 é “Nós podemos. Eu posso” e tem o intuito de mostrar como todas as pessoas, em conjunto ou individualmente, podem ajudar a reduzir o impacto que o câncer tem em indivíduos, famílias e comunidades. No Dia Mundial do Câncer, a UICC incentiva que cada um faça simples mudanças em seu estilo de vida para reduzir o risco de câncer para si e para seus familiares e amigos. A celebração da data é uma oportunidade de reflexão e um convite à ação. Mais informações sobre a iniciativa da UICC estão disponíveis no site www.worldcancerday.org.
 
“No Dia Mundial do Câncer temos a oportunidade de examinar coletivamente as estratégias de controle do câncer para identificar as melhores fórmulas que acelerarão o processo. O objetivo de todos nós é garantir que menos pessoas desenvolvam câncer, mais pessoas sejam tratadas com sucesso e que haja uma melhor qualidade de vida para pessoas durante o tratamento”, diz Heather Bryant, VP Controle de Câncer da Parceria Canadense Contra o Câncer.
 
No Brasil, a programação do Dia Mundial do Câncer é organizada pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Entre suas ações, o INCA dissemina dicas para se prevenir do câncer. Entre elas estão:
·         Não fume;
·         Tenha uma alimentação saudável;
·         Pratique atividades físicas como parte da rotina diária;
·         Controle seu peso;
·         Evite ingestão de bebidas alcóolicas;
·         Evite exposição prolongada ao sol;
·         Use preservativos;
·         Fique alerta a qualquer lesão na boca que não cicatrize por mais de 15 dias.
 
Para dar visibilidade à prevenção e ao controle do câncer o tema é debatido em outras datas, como o Dia Mundial do Combate ao Câncer (8 de abril), Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio),
Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto), Dia Mundial de Conscientização sobre Linformas (15 de setembro), Outubro Rosa (combate ao câncer de mama), Novembro Azul (combate ao câncer de próstata) e Dia Nacional de Combate ao Câncer (27 de novembro).

Notícias Relacionadas